Godot quer começar a embarcar em aplicativos

Uma das engines de jogos mais populares, o Godot, tem o código aberto, o que significa que suas mudanças não dependem de uma única empresa, mas do esforço da comunidade, embora tenha uma equipe de desenvolvimento principal. Um dos contribuidores deseja permitir a inclusão de cenas feitas no Godot em aplicativos, ampliando consideravelmente as possibilidades.

Atualmente, o Godot não possui uma boa integração com aplicações que não tenham sido totalmente criadas pela engine. Basicamente, o máximo que conseguem fazer é inserir um jogo completo para ser lançado por outro aplicativo, ou seja, um lançador.

Novas funcionalidades para o Godot

Miguel de Icaza, desenvolvedor membro da equipe do GNOME, compartilhou em seu blog que desde 2013 almeja aumentar a integração do Godot com aplicativos desenvolvidos fora da engine.

Recentemente, ele alcançou um grande feito ao conseguir compilar o software de criação de jogos do Godot para rodar em um iPad e ainda adaptar a interface para uma melhor usabilidade com tela sensível ao toque no formato do dispositivo da Apple.

Agora, ele enviou um pedido de alteração para o código-fonte do Godot, visando abrir espaço para a integração de cenas independentes criadas pelo Godot em aplicativos desenvolvidos por outras vias.

Embora Miguel de Icaza não tenha discutido a aplicabilidade, é possível especular algumas possibilidades. Ao abrir o Godot para integração com outros aplicativos, poderíamos criar softwares com elementos interativos tridimensionais divertidos, sem necessariamente serem jogos. Além disso, com a crescente demanda por gamificação, facilitaria tornar aplicativos educacionais em produtos mais divertidos.

Ainda existem jogos baseados em menus com algumas cenas em 3D, geralmente baseados em mecânicas de RPG ou gerenciamento de recursos, que poderiam ser ainda mais leves e com mais possibilidades se construídos em um mix de aplicativo + Godot.

As possibilidades se tornam infinitas, conseguimos até imaginar back-ends mais complexos feitos com outras linguagens rodando por trás e interligando uma série de cenas fragmentadas feitas pelo Godot, compondo jogos mais complexos e variados do que os típicos jogos de plataforma, que são a especialidade da engine.

Caso a equipe principal de desenvolvimento do Godot aceite o pedido de alteração de Miguel, o próximo passo do desenvolvedor será permitir a integração com a linguagem Swift por meio de seu software SwiftGodotKit. Isso abrirá precedente para a integração com outras linguagens de programação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *