O desenvolvimento do neofetch encerrou – conheça alternativas

Se você nunca usou, é provável que já tenha visto uma captura de tela do neofetch, uma das ferramentas de terminal Linux mais populares. Ele basicamente exibe o logotipo da distro Linux que você está usando, utilizando caracteres coloridos para compor o desenho e mostra algumas informações importantes sobre o sistema operacional e hardware do computador em que está instalado. É uma forma divertida e bastante completa de mostrar seu computador para outras pessoas.

De acordo com a página no GitHub do projeto, o neofetch pode reconhecer até 150 sistemas operacionais, não apenas baseados em Linux, mas também no Windows, assim como outros mais obscuros, como o Minix e o Haiku.

No entanto, o neofetch não recebe atualizações desde agosto de 2020, o que tem levado a relatos de imprecisões nas informações sobre hardwares mais recentes e novas versões de distros. Vários relatórios de bug e pull requests estão sem resposta, levantando a suspeita de que o software está abandonado.

Agora, um indício claro de que o desenvolvimento do neofetch chegou ao fim, o repositório do projeto foi arquivado pelo seu desenvolvedor principal, ficando disponível apenas para leitura. Com isso, quem desejar pode copiar todo o código-fonte, abrir um novo repositório e continuar o projeto por conta própria, de onde parou, mas com outro nome.

Em busca de alternativas ao neofetch

Mesmo após tanto tempo sem atualizar, o neofetch continua sendo um dos aplicativos mais competentes em sua função, oferecendo bons resultados para a maioria das pessoas até hoje. No entanto, com o lançamento de novas distros, softwares e novos hardwares, suas respostas vão ficando cada vez mais imprecisas, levando os usuários a buscarem alternativas.

Testamos algumas alternativas na configuração padrão em que elas vêm e mostraremos o resultado para te ajudar a escolher a melhor para o seu caso.

neowofetch/hyfetch

O hyfetch é um fork do neofetch que continua atualizando o projeto, sendo uma alternativa quase idêntica. Ao instalar, ele vem em dois sabores, o hyfetch, com cores temáticas LGBT, e o neowofetch, que é idêntico ao neofetch.

ufetch

Por padrão, este vem de uma forma mais básica, mostrando informações fundamentais. No caso, testamos no Pop!_OS e ele interpretou que se trata da base dele, o Debian.

screenfetch

Recomendado pelo site AlternativeTo como a melhor alternativa ao neofetch, o screenfetch mostrou informações parecidas, mas, por padrão, não conseguiu apresentar o logotipo do Pop!_OS.

hwinfo

Este é o mais completo, mas se você executar o hwinfo sem nenhum parâmetro para limitar quais informações quer obter, receberá tantas linhas de texto que dificilmente encontrará o que quer. As informações são listadas de forma simples, sem uma organização que facilite a legibilidade. Além disso, ele foca em informar sobre o hardware, e não tanto sobre o sistema operacional.

Existem muitas alternativas ao neofetch, conte para a gente nos comentários qual é a sua favorita. Dessa forma, você interage com a comunidade do fórum Diolinux Plus, repleta de pessoas que amam tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *