Compartilhar links no Mastodon pode sobrecarregar o site divulgado

O Mastodon é considerado a principal rede social open source, descentralizada e livre das grandes empresas de tecnologia. Faz parte do Fediverso, sendo o principal agente da federação de redes sociais. A ideia é ser uma espécie de alternativa ao Twitter, com diversos servidores, cada um moderado ao seu modo. No entanto, um problema de engenharia da rede está afetando uma das principais funcionalidades que atraem usuários: compartilhar links de sites, com notícias e outras publicações.

Ao ser integrado ao Fediverso, com uma infinidade de servidores integrados replicando postagens, o Mastodon tem um problema de design que pode sobrecarregar sites que têm um link compartilhado na rede.

Ao compartilhar um endereço de uma página, o Mastodon, assim como qualquer outra rede social, gera um bloco de pré-visualização, com uma miniatura e um resumo elaborado pelo autor do artigo. No entanto, esse bloco é baixado da página que está sendo compartilhada pelo servidor da rede social. Em redes sociais como o Twitter ou Facebook, a pré-visualização é baixada apenas uma vez, mas no Mastodon, ela é baixada por cada servidor que replicar a postagem.

Isso pode levar a um grande tráfego nos servidores dos sites compartilhados, como relatado por Chris Partridge, um mantenedor de sites, que detectou que uma pré-visualização simples, de 3KB compartilhada no Mastodon, gerou um tráfego de 114.7 MB no servidor de seu site, uma amplificação de 36704 para 1.

O site It’s Foss publicou uma postagem sobre o problema do Mastodon, dizendo que percebeu que a cada publicação que compartilha no Mastodon, rapidamente o servidor cai por alguns segundos ou minutos, devido ao pico de tráfego causado pela arquitetura da rede social.

Este problema é um tipo de efeito da forma como o Fediverso funciona. Embora haja relatórios de bugs reclamando disso, os desenvolvedores do Mastodon não consideram uma prioridade, já que adiaram uma possível solução para a versão 4.4.0, que pode levar um ano ou mais para ser lançada.

Embora nem todos os sites com links divulgados na rede social estejam reclamando disso, se o Mastodon quer competir com redes centralizadas como o Twitter, este é um problema fundamental para consertar, já que uma das principais razões de ser da rede do Elon Musk é compartilhar e comentar publicamente notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *