Mais de 8 mil emuladores de Nintendo Switch foram derrubados

A Nintendo continua a lutar incansavelmente pela defesa de sua propriedade intelectual, e recentemente derrubou mais de 8 mil repositórios no GitHub que continham emuladores de Nintendo Switch. No entanto, alguns emuladores conseguiram escapar da ação da empresa. O critério para essa ação foi baseado no código-fonte do Yuzu, um emulador de Nintendo Switch de código aberto que chamou a atenção da Nintendo por endossar a pirataria de jogos.

Após um processo jurídico, os desenvolvedores do Yuzu admitiram agir fora da lei, pagaram indenização, entregaram seus endereços na web relacionados ao projeto para a Nintendo e se comprometeram a não se envolver mais no desenvolvimento de emuladores de videogames da empresa. Ainda não está claro qual será o impacto desse precedente para outros emuladores, mas o Yuzu, por ser de código aberto, continuará disponível para quem quiser seguir seu legado.

Além disso, outros emuladores de Nintendo Switch que não são baseados no Yuzu, como o Ryujunx e o Suyu, estão conseguindo sobreviver. O Suyu, por exemplo, criou seu próprio repositório Git usando o Forgeio, o que tem ajudado a resistir às ações da Nintendo.

Além dos emuladores, a Nintendo também tomou medidas contra o jogo Garry’s Mod, forçando a remoção de conteúdos criados pela comunidade no Steam Workshop, baseados em personagens da empresa japonesa.

Essas ações recentes da Nintendo têm impactado o mundo da tecnologia e do open source, e continuaremos a acompanhar as notícias relacionadas a esses acontecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *